Expandida a utilidade do PHL para gestão de arquivos e documentos confidenciais
Foi incluído na configuração do sistema uma opção que permite restringir o acesso ao catálogo, permitindo a utilização do PHL para gestão documentos ou arquivos confidenciais. Quando o PHL estiver configurado nesta modalidade somente os usuários cadastrados é que terão permissão de acesso ao catálogo.
Criada mais uma modalidade de empréstimo (consulta local)
É uma modalidade que permite o empréstimo de objetos de consulta local, impedidos de circular pela rotina normal de empréstimo. Esta nova opção foi criada para permitir o controle destes documentos quando são cedidos para fotocópia ou uso em sala de aula. Esta nova modalidade permite o empréstimo destes objetos, para serem devolvidos no mesmo dia, idependentemente da quantidade de objetos que já estão em poder do usuário ou estado da lista de reservas.
Criada mais uma modalidade de devolução múltipla (código de barras)
É uma modalidade que ao invés efetuar a devolução através de cliques sobre os tombos da lista de objetos em poder do usuário, obriga que a devolução seja feita sempre a partir da leitura do código de barras de cada objeto devolvido. Isto evita a devolução equivocada de objetos. Com esta nova modalidade além deste controle mais rigoroso, o sistema permite que um único usuário devolva objetos emprestados por ele ou por outro colega e o sistema efetua as devoluções em uma única operação, gerando um único comprovante. A escolha da modalidade a ser adotada pela biblioteca deverá ser feita através de indicação no campo apropriado da base de dados de configurações do sistema.
Criada novos padrões de exportação
Além da opção ISO2709 que permite a exportação de registros para o centro coordenador de uma rede da qual a biblioteca é parte (BIREME, etc.) e da opção XML que permite a exportação dos registros no formato XML, foram criadas mais 3 opções:
CISISPadrão de registro que pode ser importado para uma base de dados através do utilitário ID2I(c)Bireme.
IBICT-CCN(T) Padrão de registro que pode ser importado para a base de dados de títulos de séries periódicas do Catálogo Coletivo Nacional coordenado pelo IBICT.
IBICT-CCN(C) Padrão de registro que pode ser importado para a base de dados de controle de coleções de séries periódicas do Catálogo Coletivo Nacional coordenado pelo IBICT.
Manual foi subdividido e os capítulos numerados
Para facilitar o suporte aos usuários, o manual foi subdividido em capítulos independentes e numerados. Cada capítulo do manual e suas subdivisões receberam um número de identificação. A antiga base de dados de ajuda foi integrada como parte do texto do manual.
Base de dados de Usuários
Criada rotina que permite habilitar/desabilitar campos de dados do formulário de entrada e edição de dados. É uma ferramenta bastante útil que permite eliminar do formulário, alguns campos de dados que a biblioteca decidiu não utilizar ou habilitar outros que não estavam previstos nas versões anteriores do PHL.
Criado o campo #717 para registro de hyperlinks, permitindo vincular ao registro do usuário, links para páginas, um sites, ou um documentos na Web. Com esta nova facilidade, pode-se por exemplo, vincular ao registro de um professor, um texto na Web que contém sua grade de disciplinas.
Base de dados de Tombo
Criada rotina que permite habilitar/desabilitar campos do formulário de entrada e edição de dados. É uma ferramenta bastante útil que permite eliminar do formulário, alguns campos de dados que a biblioteca decidiu não utilizar ou habilitar outros que não estavam previstos nas versões anteriores do PHL.
Criado o campo #800 para registro do número de identificação do título do qual o exemplar é parte.
Base de dados do Catálogo
Criada rotina que permite habilitar/desabilitar campos do formulário de entrada e edição de dados.
Criado o link "Tombar" no menu do registro que permite a inserção de novos exemplares de um mesmo título, sem a necessidade de sair da base de dados do catálogo, tombar, anotar o novo tombo e voltar para editar a base de dados do catálogo inserindo o novo tombo. Agora a inserção é automática sem a necessidade da abertura da base de dados do catálogo para a inserção do novo tombo.
Eliminada a necessidade da indicação dos subcampos durante o registro do número de chamada (campo #003). Agora, os componentes do número de chamada são transcritos, um em cada linha, na caixa de texto do formulário e ao gravar o registro, o PHL automaticamente agrega o conteúdo da primeira linha no subcampo (a) e o conteúdo da segunda linha no subcampo (b) do campo #003.
Criado o campo #022 (subtipos de documentos) para a indicação do tipo de suporte ou de mídia utilizado pelo documento
Eliminado os campos #007 (exemplar circulante), #009 (exemplar não circulante) e #028 (exemplar indisponível). Agora, cada título é ligado com a base de dados de tombo a partir da informação de identificação do título registrada no campo #002 do catálogo. Cada exemplar do título, na base de dados de tombo passa a ter no campo #800 a identificação do título do qual é parte. As informações que indicam se o exemplar é circulante, não circulante ou indisponível passam a fazer parte somente da base de dados de tombo.
Base de dados do Kardex
Criada rotina que permite habilitar/desabilitar campos do formulário de entrada e edição de dados.
Criado novos campos de dados para a descrição mais precisa do título.
Criada a opção de catalogação do título registrado no kardex criando um registro no catálogo com os dados descritivos do título registrado no kardex.
Base de dados de Fornecedores
Criada rotina que permite habilitar/desabilitar campos do formulário de entrada e edição de dados.
Base de dados de Configurações do Sistema
Alterado o método de definição dos tipos de documento, tipos de usuário, tipos de conteúdo, códigos de idiomas, etc. Nesta nova versão, ao invés de se registrar o código e a legenda, passa-se a indicar o código e o número da legenda obtido a partir da base de dados de mensagens. Esta alteração se fêz necessária para permitir que estas legendas sejam apresentadas no idioma do usuário. Com esta nova forma de se configurar os códigos também passou a tornar possível a emissão de relatórios pela legenda e não mais pelo código.
Criado o campo #219 que permite a cada biblioteca definir o formato do número de chamada que é apresentado no cabeçalho de cada registro no resultado da busca.
Criado o campo #221 que permite a cada biblioteca definir os elementos que irão compor a etiqueta de lombada e a ordem que serão apresentados estes elementos.
Criado o campo #203 que permite a criação de um texto HTML que será apresentado abaixo da caixa de busca durante a abertura do PHL. Este texto poderá conter avisos, notícias, boas vindas, imagens, ícones, logotipos, etc.)
Alterada a forma de configuração do menu vertical da página principal do PHL. Agora o campo #231 (menu personalizado) permite o uso de todos os recursos da linguagem HTML para a sua composição. O usuário passa ter liberdade de compor este menu inserindo textos, ícones, links, etc.).
Base de dados de Configurações da Biblioteca
Alterado o método de definição dos elementos que irão compor as caixas de seleção dos formulários de entrada e edição de dados. Agora, cada elemento passa a trazer em um subcampo (^b) o número do registro da base de dados de mensagens que corresponde a sua legenda.
Base de dados de Configurações do Regulamento da Biblioteca
Alterado o método de definição dos códigos que representam cada tipo de usuário. Agora, cada código de usuário passa a trazer em um subcampo (^b) o número do registro da base de dados de mensagens que corresponde a sua legenda.
Base de dados de Configurações de Prazos e Quantidades
Alterado o método de definição dos códigos que representam cada tipo de usuário e documento. Agora, cada código passa a trazer em um subcampo (^b) o número do registro da base de dados de mensagens que corresponde a sua legenda.