Rotina que permite a correção e atualização (edição) de registros das bases de dados. Esta rotina é acionada a partir da opção "Edição" apresentada no menu da área de acesso restrito aos funcionários que receberam permissão para esta rotina. A atribuição de permissões para esta rotina é feita na configuração da chave de acesso de cada funcionário na base de dados de permissões.
Ao selecionar esta opção será apresentado um formulário contendo uma caixa de texto para o fornecimento da expressão de busca e uma lista das bases de dados que estarão disponíveis conforme o nível de permissão atribuído a este funcionário.
Para edição da base de dados do catálogo, existe também a opção "Buscas e Reservas" no menu da área restrita. Ao efetuar uma busca neste modo, será apresentado no cabeçalho do registro o link

que abrirá o formulário de edição do registro. Este link estará presente somente se o formato estiver configurado para o modo completo.
Expressão de busca
Se a expressão de busca for omitida serão apresentado todos os registros da base de dados selecionada. A expressão de busca pode conter um termo qualquer (palavra do nome de um autor, palavra de um título, etc.) ou uma expressão lógica utilizando operadores booleanos (AND, OR, NOT, etc.) que irá permitir a obtenção do registro a ser editado.
Cada registro obtido será acompanhado de um menu (menu do registro) com as seguintes opções:
- Abrir: Abre o registro no formulário de edição;
- Copiar: Cria um novo registro, cópia do registro corrente. Esta opção é condicional, somente será apresentada no menu do registro quando a base de dados selecionada for a catálogo ou tombo.
- Deletar: Elimina o registro. Esta opção é condicional, será apresentada no menu do registro somente quando o registro não possuir nenhum vínculo com outras bases de dados. Por exemplo, se for um registro da base de dados do catálogo, esta apção somente será apresentada se o registro a ser deletado nunca tiver sido emprestado. Caso já tenha passado pela rotina de empréstimo, este registro terá um vínculo com a base de dados de histórico e jamais poderá ser eliminado. Se for um registro da base de dados tombo ou usuário, segue a mesma regra, ou seja, a opção de deletar somente será apresentada se o tombo ou usuário nunca tiver passado pela rotina de empréstimo.
Importante: Caso haja necessidade real de eliminar um registro que tenha vinculos com a base de dados de histórico, primeiramente há que eliminar os vínculos editando a base de dados de histórico e posteriormente eliminar o registro.
- Catalogar: Esta opção é condicional, será apresentada no menu do registro somente quando a base de dados selecionada for a base de dados tombo ou kardex e permite a criação de um novo registro na base de dados do catálogo, copiando os dados do registro do tombo ou do kardex.
- Analítica: Esta opção é condicional, será apresentada no menu do registro somente quando a base de dados selecionada for a base de dados catálogo e o nível bibliográfico do registro for monográfico ou série. Esta opção irá criar um novo registro contendo as informações da monografia ou série e apresentando um formulário com campos necessários para a descrição de parte do documento (artigo, capítulo, etc.)
- Extrato: Esta opção é condicional, será apresentada quando a base de dados selecionada for de usuário. Fornece um extrato contendo as pendências do usuário, tais como: objetos emprestados, reservados e débitos com a biblioteca.
- Histórico: Esta opção é condicional, será apresentada no menu do registro somente quando a base de dados for a de usuário ou tombo. Fornece um histórico contendo informações sobre todas as operações efetuadas com o registro. O histórico substitui as antigas fichas de empréstimo armazenadas nos bolsões dos livros, tornando esta prática desnecessária com a implantação do PHL.
- Novo registro: Cria um novo registro.
- Tombar: Esta opção é condicional, será apresentada no menu do registro somente quando a base de dados for a do catálogo e o nível bibliográfico do registro for monográfico ou série. Esta opção irá abrir uma nova janela na área de trabalho apresentando o formulário da base de dados tombo já preenchido com os dados do novo exemplar.
IMPORTANTE: Evite abrir registros desnecessariamente. Abra somente quando tiver uma correção a ser feita. Este procedimento evita o bloqueio temporário de registros impedindo que outras rotinas do PHL possa utilizá-lo.