Base de dados correspondente ao acervo da biblioteca. É a base de dados que estará disponível aos usuários para consultas. Cada registro desta base de dados irá corresponder a um título do acervo da biblioteca, contendo informações sobre seu autor, editora, data de publicação, quantidade de exemplares disponíveis, etc.
Os campos de dados identificados como
obrigatórios são de preenchimento obrigatório. Os campos de dados identificados como
essenciais devem ser preenchidos quando a informação for conhecida. O preenchimento dos campos de dados identificados como
facultativos fica a critério do bibliotecário.
Por padrão, o formulário de entrada e edição de dados apresenta somente os campos de preechimento obrigatório e essenciais. Para inclusão dos campos facultativos recorra à base de dados de configuração do formulário do catálogo para habilitá-los segundo a necessidade da biblioteca.
Os campos de dados disponíveis são:
- 001 - Código da Unidade (obrigatório)
Código que identifica a biblioteca, centro ou unidade de informação. O conteúdo deste campo é incorporado automaticamente ao registro durante o processo de entrada de dados. Os códigos considerados serão aqueles definidos no subcampo (a) de cada elemento do campo #229 da base de dados de configuração do sistema.
O conteúdo deste campo é indexado no todo e com o prefixo [ACV=].
Exemplos de conteúdos do campo: 001
BR1.1
BR17.2
CL8.4
Exemplos de busca: ACV=001
001/(1)
001
- 002 - Identificação do Título (obrigatório)
Código que identificará o conjunto de exemplares do documento ou objeto catalogado. Este código é utilizado na rotina de reservas para identificar o documento ou objeto reservado e na rotina de geração de relatórios para identificar todas as transações de cada um dos exemplares deste conjunto.
Este código é gerado automaticamente pelo PHL através da data, hora, minuto e segundo da criação do registro e pelo código da chave de login do bibliotecário responsável pela criação do registro.
Este código, uma vez criado, não pode ser modificado, portanto, não aparece no formulário de edição de dados.
O código de identificação do título é indexado no todo e com o prefixo [TIT=].
Exemplos de busca: TIT=503311013401
503311013401/(2)
503311013401
- 003 - Número de Chamada (essencial)
Código de classificação do documento ou objeto catalogado. O código de classificação é composto pelo código da classe temática segundo a tabela de classificação adotada pela biblioteca (CDU, Dewey, LC, etc.) e pelo código de classificação do autor obtido a partir de tabelas apropriadas (Cutter, PHA, etc.).
O ícone

apresentado junto ao nome do campo abre um formulário que permite buscas na base de dados da tabela de classificação para a seleção precisa do código a ser adotado. Forneça um termo ou expressão que represente o assunto de interesse para visualizar as classes sugeridas. A base de dados da tabela de classificação deve ser alimentada pela biblioteca com a tabela de classificação adotada (CDU, Dewey, etc.).
Identificando o código da classe de interesse, basta utilizar o recurso de selecionar, copiar e colar no campo de localização do formulário.
Os códigos deverão ser registrados um em cada linha da caixa de texto. As primeira linha é reservada ao código de classificação temática e a segunda ao código do autor.
Exemplo:
O código da classe temática é indexado no todo e com o prefixo [CLA=]. O código do autor é indexado no todo.
Exemplos de busca: CLA=614.32
614.32/(3)
T17a/(3)
614.32
T17a
- 004 - Bases de dados (facultativo)
Campo de dado utilizado para identificar outras bases de dados a qual o registro poderá ser exportado. Esta informação é necessária quando a biblioteca participa de alguma rede de catalogação cooperativa.
Exemplo:
Cada elemento deste campo é indexado no todo e com o prefixo [DBI=].
Exemplos de busca: DBI=LILACS
LILACS/(4)
LILACS
- 005 - Tipo de Documento (obrigatório)
Código que identifica o tipo do documento. Os tipos sugeridos pelo PHL são:
- A - Audio
- C - Catálogo
- D - Partituras
- E - Evento
- F - Imagens
- J - Jogos
- L - Livro (monografias)
- M - Mapas
- N - Normas
- P - Patente
- Q - Projetos de Pesquisa
- R - Plantas
- S - Periódico
- T - Tese
- U - Outros objetos
- V - Video
- X - Relatórios técnicos
- W - Software
Caso a biblioteca faça parte de alguma rede cooperativa, por exemplo, a rede da Bireme, os códigos podem ser alterados para se manter a compatibilidade, exceto o código "S" reservado às séries periódicas para efeito de emissão de relatórios estatísticos para o MEC.
Havendo necessidade, novos tipos podem ser criados. A configuração dos novos tipos deve ser feita descrevendo o novo tipo no campo #217 da base de dados de "configuração do sistema".
O código do tipo pode ser complementado com informações de subtipos que caracterizam o tipo de suporte ou mídia do documento. Por exemplo, um documento do tipo V (vídeo) pode ser complementado com os subtipos CD, DVD, Película ou VHS. Veja os subtipos disponíveis no campo #022 desta base de dados.
Exemplo:
O conteúdo deste campo é indexado no todo e com o prifixo [TIP=].
Exemplos de buscas: TIP=L
L/(5)
L
- 006 - Nível Bibliográfico (obrigatório)
Código que identifica o nível de tratamento dado na descrição do documento. Este código é gerado automaticamente pelo PHL a partir da escolha do nível de tratamento da caixa de seleção que antecede o formulário de entrada de dados.
O PHL considera os seguintes níveis:
- Nível (m):
Nível utilizado para a descrição de um documento no todo, desde que não pertença a uma série periódica. Por exemplo: Livro, Tese, CD, Vídeo, etc.
- Nível (am):
Nível utilizado para a descrição de partes de um documento que não pertença a uma série periódica. Por exemplo: capítulos de livros, faixas de CDs, etc.
- Nível (s):
Nível utilizado para a descrição de um fascículo de periódico.
- Nível (as):
Nível utilizado para a descrição de artigos de periódicos.
- Nível (c):
Nível utilizado para a descrição das coleções como um todo.
Exemplo:
O conteúdo deste campo é indexado no todo e com o prifixo [NIV=].
Exemplos de buscas: NIV=m
m/(6)
m
Campo criado e atualizado automaticamente pelo PHL a partir de informações dos exemplares registrados na base de dados de tombo. Toda vêz que um registro do catálogo é editado, o PHL lê a base de dados de tombo e obtém os tombos vinculados ao registro do catálogo e atualiza este campo com estas informações. O objetivo em se manter os números de tombos em um campo de dado do catálogo é permitir que sejam incluidos no índice do catálogo, permitindo buscas por eles.
O número de tombo é indexado com o prefixo TBO=
Exemplos de buscas: TBO=000123
000123/(7)
000123
- 008 - Meio Eletrônico (facultativo)
Indicação do endereço (URL) do documento. Havendo mais que um endereço, estes deverão ser transcritos um em cada linha, separados por [enter] e com a identificação do endereço eletrônico correspondente.
O endereço eletrônico deverá ser transcrito no subcampo "i". A data do último acesso deverá ser registrada no subcampo "u".
Exemplo:
O conteúdo deste campo não é indexado e cada elemento será apresentado como link no corpo da referência bibliográfica.
- 010 - Autor da parte (essencial)
Nome da pessoa responsável pelo conteúdo intelectual da parte (capítulo, artigo, etc.) de um documento.
- Existindo mais de uma pessoa responsável, seus nomes deverão ser registrados um em cada linha da caixa de texto do formulário;
- Registra-se o nome da pessoa responsável a partir do sobrenome, seguido de uma vírgula, um espaço e o nome propriamente dito. Deve-se registrá-lo de preferência na forma completa;
- Existindo informação tanto sobre autor pessoal como autor coletivo, dar preferência ao autor pessoal (campo 10);
- Existindo informação sobre a afiliação do autor, registra-se a Instituição e seus níveis hierárquicos, nos subcampos ^1, ^2 e ^3, do terceiro nível hierárquico em diante, separados por um ponto e espaço; para o País, registra-se no subcampo ^p; e para a Cidade, no subcampo ^c. O registro desta
informação é facultativa.
- Quando houver indicação explícita de responsabilidade pelo conjunto da obra, em coletâneas de vários autores, registra-se o nome do responsável, seguido da abreviatura correspondente ao tipo de participação, tais como:
(Org.) - Organizador
(Coord.) - Coordenador
(Ed.) - Editor
(Comp.) - Compilador
Exemplo:
O conteúdo deste campo é indexado palavra por palavra, no todo e no todo com o prefixo [AUT=].
Exemplos de buscas: regina/(10)
AUT=silva, regina
silva, regina/(10)
- 011 - Autor Coletivo da parte (facultativo)
Nome da instituição responsável pelo conteúdo intelectual da parte, artigo ou capítulo. O nome deve ser registrado segundo as regras do AACR2 ou NBR-6023.
Exemplo:
O conteúdo deste campo é indexado palavra por palavra.
Exemplos de buscas: Universidade de São Paulo
Universidade/(11)
- 012 - Título e Subtítulo da parte (essencial)
Título e subtítulo da parte do documento, transcrito segundo as regras do AACR2 ou NBR-6023. Havendo subtítulo, este deve ser transcrito logo após o título, separado por dois pontos e espaço.
Exemplo:
O conteúdo deste campo é indexado palavra por palavra.
Exemplos de buscas: desmatamento
a amazonia
amazonia/(12)
desmatamento/(12)
- 013 - Título traduzido da parte (facultativo)
Tradução do título registrado no campo 12 ou título em outro idioma.
Exemplo:
O conteúdo deste campo é indexado palavra por palavra.
Exemplos de buscas: history of brazil
history * brazil
history
history/(13)
- 014 - Intervalo de Páginas (essencial)
Intervalo de páginas do documento descrito. No caso de documentos com outro dipo de divisão, a informação deverá ser registrada no campo 38.
Exemplo:
O conteúdo deste campo não é indexado.
- 015 - Créditos ou Ementa (facultativo)
Créditos sobre a produção no caso de documentos de áudio ou vídeo ou ementa do documento no caso de legislação. Havendo mais que um ítem da ementa ou várias notas de créditos, estas deverão ser registradas, uma em cada linha na caixa de texto do formulário.
Exemplo:
O conteúdo deste campo é indexado palavra por palavra.
Exemplos de buscas: Miguel Propschi
Miguel/(15)
Nome do responsável pela autoria intelectual do documento tratado no todo. Havendo mais que um nome, estes deverão ser registrados um em cada linha da caixa de texto do formulário. O formulário apresentada um "link" que dá acesso à base de dados de controle de autoridades.
Registra-se o nome do autor pelo último sobrenome, seguido do(s) prenome(s) e outros sobrenomes, abreviado(s) ou não. Caso deseje que o nome seja apresentado segundos as regras da ABNT, o sobrenome deverá ser transcrito em caixa alta (maiúsculas).
Quando houver indicação explícita de responsabilidade pelo conjunto da obra, em coletâneas de vários autores, registra-se o nome do responsável seguido da abreviatura correspondente ao tipo de participação, tais como:
(Org.) - Organizador
(Coord.) - Coordenador
(Ed.) - Editor
(Comp.) - Compilador
Os outros níveis de responsabilidade tais como: diretor, ilustrador, tradutor, etc., deverão ser registrados no campo #015.
Exemplo:
Cada elemento deste campo é indexado palavra por palavra, no todo e no todo com o prefixo [AUT].
Exemplos de buscas: miriam piazza
AUT=piazza, miriam
piazza, miriam/(16)
- 017 - Autores Coletivos (facultativo)
Nome da entidade responsável pela autoria intelectual do documento tratado no todo, segundo as regras do AACR2. Havendo mais que uma entidade, estas deverão ser registradas uma em cada linha da caixa de texto do formulário.
Exemplo:
O conteúdo deste campo é indexado palavra por palavra.
Exemplos de buscas: pesquisas energeticas
instituto de pesquisas
instituto/(17)
pesquisas/(17)
Título do documento tratado no todo, segundo as regras do Código de Catalogação AACR2. O preenchimento deste campo se torna obrigatório quando o documento estiver sendo descrito a nível monográfico. No caso de filmes, fitas de vídeo e DVD, recomenda-se transcrever a primeira palavra do título em caixa alta para que a citação bibliográfica seja apresentada conforme as regras da NBR 6023. Havendo subtítulo, este deverá ser registrado no campo #181.
Exemplo:
O conteúdo deste campo é indexado palavra por palavra.
Exemplos de buscas: estudo da influência climática
nordeste/(18)
- 019 - Título traduzido (facultativo)
Tradução do título registrado no campo 18 para o inglês ou título em outro idioma.
Exemplo:
O conteúdo deste campo é indexado palavra por palavra.
Exemplos de buscas: climatic influences
climatic/(19)
- 020 - Total de Páginas (essencial)
Número total de páginas do documento. No caso de documentos não convencionais que utilizam outro tipo de divisão, a descrição deverá ser registrada no campo 38.
Exemplo:
O conteúdo deste campo não é indexado.
Número que identifica o volume do documento que é parte de uma coleção tratada a nível monográfico. O termo volume significa o volume propriamente dito ou também suas possíveis subdivisões como tomo, parte, etc.
O registro desse campo torna-se obrigatório quando o nível de tratamento dado ao documento for Monográfico/Coleção ou Analítico/Monográfico/Coleção.
Registra-se o volume, tomo ou parte precedido da abreviatura que o identifique.
Se o volume tiver subdivisões, registram-se estas separadas por uma vírgula e sem espaço intermediário.
Exemplo:
O conteúdo deste campo é indexado no todo.
Exemplos de busca: v.3
v.3/(21)
- 022 - Tipo específico (facultativo)
Código que representa sub-tipos de documento com base nas características de seu suporte físico ou mídia. O sub-tipos permitidos serão aqueles definidos no campo #204 da base de dados de configurações do sistema. Havendo necessidade, novos subtipos podem ser definidos. Os subtipos sugeridos são:
- A - Artigo
- B - Braile
- C - Cassete
- D - CD
- E - cd-rom
- F - disco
- G - disquete
- H - dvd
- I - folheto
- J - internet
- K - microficha
- L - película
- M - videocassete
Exemplo:
O conteúdo deste campo é indexado pelo código que representa o tipo específico.
Exemplo de busca: C/(22)
- 026 - Tipo de Coleção (facultativo)
Código que representa o tipo da coleção no acervo da biblioteca na qual o documento é parte. Os tipos permitidos serão aqueles definidos no campo #209 da base de dados de configurações do sistema. O PHL não vem pré configurado com nenhum tipo de coleção. Havendo necessidade, a biblioteca deverá descrever no campo #209 da base de dados de configurações do sistema, os tipos de coleção exitentes no seu acervo.
Algumas bibliotecas organizam seus acervos, separando-o em estantes ou salas específicas, reunindo os documentos segundo algumas características de seu conteúdo ou suporte. Por exemplo, coleção das obras de referência, coleção de vídeos, coleção de CDs, coleção de obras raras, coleção de relatórios, coleção de teses, coleção de normas, coleção de mapas, etc.
Exemplo:
O conteúdo deste campo é indexado pelo código e pelo código com o prefixo [COL=].
Exemplos de buscas: COL=R
R/(26)
- 030 - Título da Série (essencial)
Título de uma série periódica ou monográfica. No caso de série periódica é obrigatório que o título já esteja registrado na base de dados kardex. Utiliza-se também este campo para registro do título de uma série monográfica ou coleção seguido do número do volume correspondente, separado por vírgula.
Exemplos:
O conteúdo deste campo é indexado palavra por palavra e no todo com o prefixo [TSR=].
Exemplos de buscas: TSR=revista latino-americana de filosofia
filosofia/(30)
revista filosofia
- 031 - Volume do periódico (essencial)
Número correspondente ao volume do periódico ou coleção.
Exemplo:
O conteúdo deste campo é indexado no todo e no todo com o prefixo [VOL=].
Exemplos de busca: VOL=1
1/(31)
- 032 - Fascículo (essencial)
Número correspondente ao fascículo do periódico.
Exemplo:
O conteúdo deste campo é indexado com o prefixo [NUM=].
Exemplo de busca: NUM=1
1/(32)
- 033 - N. Kardex (essencial)
Número que identifica a coleção do periódico na base de dados Kardex. Este campo é preenchido automaticamente pelo PHL com o número que identifica o título do periódico obtido a partir do campo #771 da base de dados kardex.
Exemplo:
O conteúdo deste campo é indexado no todo e no todo com o prefixo [SER=].
Exemplos de buscas: SER=504021545571
504021545571/(33)
- 034 - Suplemento (facultativo)
Nome do suplemento de uma série periódica.
Exemplo:
O conteúdo deste campo é indexado palavra por palavra.
Exemplos de busca: Caderno de Informática
informática/(34)
Número que identifica internacionalmente uma série periódica ou monográfica. O número deverá ser transcrito sem hífens ou sinais.
Exemplo:
O conteúdo deste campo é indexado no todo.
Exemplos de busca: 8532511015
8532511015/(35)
- 038 - Informação Descritiva do Suporte (essencial)
Informações descritivas sobre características físicas do suporte material que possui outra características que não seja a divisão por páginas. Tais como, folhas, dimensões, peso, tempo de duração, tamanho, escalas, etc.
Exemplos:
12 f
1 folder
5 CD-ROM
1 fita de vídeo (30 min), VHS, son., color
1 filme (106 min), son., color., 35 mm
1 DVD (117 min), widescreen, color
1 fot., color. 16 cm x 56 cm
22 transparências, color., 25 cm x 20 cm
31 diapositivos: color + 1 fita cassete sonoro (15 min) mono
1 grav., serigraf., color., 46 cm x 63 cm
1 original de arte, óleo sobre tela, 40 cm x 50 cm
Altura: 1083 pixels. Largura: 827 pixels. 300 dpi. 32 BIT CMYK, 3.5 Mb
Escala 1:2000
1 mapa, color., 79 cm x 95 cm. Escala 1:600.000
Fx 28, n. 15. Escala 1:35.000
Imagem de satélite. Canais 3, 4 e composição colorida 3, 4 e 5.
Escala 1:100.000
Imagem de satélite: 1999071318.GIF: 557 Kb
1 CD (50 min)
1 disco sonoro (45 min), 33 1/3 rpm, estereo, 12 pol
2 fitas cassete (120 min), 3 3/4 pps, estereo
1 partitura (73 p.)
10,7 cm de diâm. x 24,5 cm de alt
17 cm de alt
5 disquetes, 3 1/2 pol.
Exemplo:
O conteúdo deste campo não é indexado.
- 040 - Idiomas do Texto (obrigatório)
Código
ISO639 de duas letras correspondente ao idioma do documento.
As opções de idioma são apresentadas em uma caixa de seleção do formulário e são obtidas a partir da base de dados de configurações do sistema. Havendo necessidade, novos códigos poderão ser incorporados.
Caso o documento seja multilingue, mantenha a tecla [
ctrl] pressionada, para a seleção de múltiplos códigos.
Exemplo:
Os códigos de cada um dos elementos deste campo é indexado no todo e no todo com o prefixo [IDM=].
Exemplos de busca: IDM=pt
pt/(40)
pt
- 041 - Idioma do Resumo (facultativo)
Código que identifica o(s) idioma(s) utilizado(s) no resumo do documento. Havendo mais que um idioma, mantenha a tecla [
ctrl] pressionada para seleção múltipla.
Exemplo:
O conteúdo deste campo não é indexado.
- 050 - Nome da Instituição da Tese (essencial)
Nome da instituição qual se apresenta a tese como requisito para obtenção de um grau ou título acadêmico. Registra-se o nome conforme as regras de entrada do AACR2.
Exemplo:
O conteúdo deste campo é indexado palavra por palavra.
Exemplos de buscas: Universidade de São Paulo
Saúde/(50)
- 051 - Notas de tese / dissertação (essencial)
Identificação do tipo e grau acadêmico que se obtém com a apresentação de um trabalho acadêmico. Registra-se o tipo no subcampo "a" e o no subcampo "b" o grau acadêmico no idioma do documento.
Exemplos: ^aTese^bDoutorado em Nutrição
^aTrabalho de conclusão de curso^bEspecialização
^aDissertação^bMestrado em Ciências Sociais
Exemplo:
Os elementos que constituem os subcampos são indexados no todo.
Exemplos de buscas: Tese
Tese/(51)
Doutorado em nutrição
Dissertação/(51)
- 052 - Instituição patrocinadora do evento (facultativo)
Nome ou nomes das instituções patrocinadoras do evento.
Exemplo:
O conteúdo deste campo é indexado palavra por palavra.
Exemplos de buscas: Karmin
Karmin/(52)
Universidade de Campinas
Campinas/(52)
- 053 - Nome do evento (facultativo)
Embora seja correto o registro do nome do evento no campo de autor coletivo do documento há a opção do registro do nome neste campo distinto. Esta decisão fica a critério da biblioteca. Registra-se neste campo o nome do evento seguido de seu número separado por vírgula.
Exemplo:
O conteúdo deste campo é indexado palavra por palavra.
Exemplos de buscas: oftalmologia
oftalmologia/(53)
congresso brasileiro de oftalmologia
- 054 - Data do Evento (essencial)
Data de realização do evento (Seminário, Congresso, Conferência, Reunião, etc.).
Exemplo:
O conteúdo deste campo é indexado na forma padronizada segundo as normas ISO, registrada no campo #055.
- 055 - Data normalizada do evento (facultativo)
Data normalizada do evento no padrão AAAAMMDD conforme norma ISO.
Exemplo:
O conteúdo deste campo é indexado no todo e no todo com o prefixo [DTE=].
Exemplos de busca: DTE=20010114
20010114/(55)
20010114
- 056 - Local do Evento (essencial)
Nome da cidade onde se realizou o evento (Seminário, Congresso, Conferência, Reunião, etc).
Exemplo:
O conteúdo deste campo é indexado no todo.
Exemplos de buscas: São Paulo
São Paulo/(56)
- 057 - País do evento (facultativo)
Nome do país de realização do evento.
Exemplo:
O conteúdo deste campo é indexado no todo.
Exemplos de buscas: Estados Unidos
Estados Unidos/(57)
- 058 - Patrocinadores do Projeto (facultativo)
Nome ou nomes dos patrocinadores do projeto de pesquisa.
Exemplo:
Cada elemento deste campo de dado é indexado palavra por palavra.
Exemplos de buscas: infoarte
conectlan/(58)
- 059 - Nome do Projeto de Pesquisa (facultativo)
Nome do projeto de pesquisa.
Exemplo:
O conteúdo deste campo é indexado palavra por palavra.
Exemplos de buscas: redes/(59)
neurais
redes neurais
- 060 - Número do Projeto de Pesquisa (facultativo)
Registra-se o número ou o código que identifica o projeto de pesquisa.
Exemplo:
O conteúdo deste campo é indexado no todo e no todo com o prefixo [PRP=].
Exemplos de buscas: PRP=1234
1234
1234/(60)
- 061 - Notas Gerais (facultativo)
Notas gerais acerca do documento segundo os padrões definidos na NBR-6023.
Exemplo:
O conteúdo deste campo é indexado palavra por palavra.
Exemplos de buscas: encarte
CD-ROM/(61)
- 062 - Editora / Produtora / Gravadora (essencial)
Nome da editora, produtora, gravadora ou empresa responsável pela publicação do documento.
Exemplo:
O conteúdo deste campo é indexado palavra por palavra e no todo com o prefixo [EDT=].
Exemplos de buscas: Vozes
EDT=Abril Cultural
Odeon/(62)
Número da edição do documento quando este não for a primeira edição e indicação das revisões quando for o caso.
Exemplo:
O conteúdo deste campo não é indexado.
- 064 - Data de Publicação / Produção / Gravação (essencial)
Data de publicação, produção ou gravação do documento. Quando a data for desconhecida, registra-se [s.d.].
Exemplo:
A data de publicação é indexada na forma padronizada segundo o padrão ISO, registrado no campo #065.
- 065 - Data de Publicação Padronizada (obrigatório)
Padronização da data registrada no campo (64 - Data), no padrão ISO (AAAAMMDD) para efeito de busca e ordenação do resultado de uma busca ou geração de relatórios e gráficos estatísticos.
Exemplo:
Os quatro primeiros dígitos deste campo, que correspondem ao ano, são indexados com o prefixo [DTP=]. O campo todo é também indexado sem prefixos.
Exemplos de buscas: 19980900
1998
199809$
DTP=1998
1998/(65)
19980900/(65)
- 066 - Cidade de Publicação / Produção / Gravação (obrigatório)
Nome da cidade onde foi publicado ou produzido o documento. Quando a cidade não for conhecida, transcreve-se [s.l.]
Exemplo:
O conteúdo deste campo é indexado no todo e palavra por palavra.
Exemplo de buscas: São Paulo
São Paulo/(80)
Paulo/(80)
- 067 - País de Publicação (facultativo)
Nome do país de publicação do documento.
Exemplo:
O conteúdo deste campo é indexado no todo e com o prefixo "PAP=".
Exemplos de buscas: PAP=costa rica
costa rica/(01)
costa rica
- 068 - Símbolo (Lilacs) (facultativo)
Código atribuído por organismos internacionais para a identificação de suas publicações.
Exemplo:
O conteúdo deste campo é indexado no todo.
Exemplos de busca: UNESCO-023VA
UNESCO-023VA/(68)
International Standard Book Number. Número que identifica internacionalmente uma monografia. O número deverá ser transcrito sem hífens.
Exemplo:
O conteúdo deste campo é indexado no todo.
Exemplos de buscas: 851234549
851234549/(69)
- 070 - Imagem do Objeto (facultativo)
Endereço (URL) do arquivo que corresponde a imagem do objeto catalogado. Esta imagem será apresentada à esquerda da citacão bibliográfica no resultado de uma busca. O conteúdo deste campo não é indexado.
Exemplo:
Para os usuários da versão "localhost", basta instalar os arquivos ".jpg" no diretório "c:\phl8\" que corresponde à URL "http://localhost".
Para os usuários da versão licenciada para servidores de rede, o primeiro passo será solicitar ao administrador do servidor que crie um diretório público no servidor para o armazenamento dos arquivos correspondentes às imagens das capas e que crie uma conta de acesso FTP ou SFTP para a transferência destes arquivos ao diretório criado. O próprio administrador do servidor é quem vai lhe orientar o procedimento de transferência que deverá ser adotado, se FTP ou SFTP, etc., etc. Se os arquivos forem transferidos para o diretório "/capas" do servidor, a URL a ser fornecida neste campo será: "http://dominiodoseuservidor/capas/nomedoarquivo.jpg".
O PHL permite a apresentação de imagens que estão hospedadas em outros servidores. Muitas bibliotecas preferem não digitalizar as capas e nem utilizar espaço em seus servidores para hospedá-las. Simplesmente registram a URL da imagem obtida do site de uma editora ou livraria. Neste caso, o PHL irá apresentar a imagem que estiver disponível na URL fornecida.
- 071 - Tipo de informação (facultativo)
Termos ou códigos que representam os tipos de informação contido no documento. Por padrão, o PHL vem definido com as seguintes opções:
A - Almanaque
B - Atlas
C - Banco de Dados
D - Biografia
E - Bibliografia
F - Boletim
G - Desenho Técnico
H - Dicionário
I - Doutrina
J - Enciclopédia
K - Entrevista
L - Jurisprudência
M - Legislação
N - Música
O - Notícia
P - Resolução do Senado
Q - Didático
R - Relatório Técnico
S - Norma Técnica
T - Manual
Exemplo:
O conteúdo deste campo é indexado pelo código e pelo código com o prefixo [CNT=].
Exemplo de busca: CNT=J
J/(71)
- 072 - Total de Referências (facultativo)
Número total de referências bibliográficas apresentadas no documento.
Exemplo:
O conteúdo deste campo não é indexado.
- 074 - Alcance Temporal - Desde (facultativo)
Ano inicial do período que representa o conteúdo de um documento que contenha dados históricos ou estatísticos.
Exemplo:
O conteúdo deste campo é indexado no todo e com o prefixo [F=].
Exemplos de buscas: F=1960
1960/(74)
- 075 - Alcance Temporal - Até (facultativo)
Ano final do período que representa o conteúdo de um documento que contenha dados históricos ou estatísticos.
Exemplo:
O conteúdo deste campo é indexado no todo e com o prefixo [T=].
Exemplos de buscas: T=1970
1970/(75)
- 076 - Descritor Pré-codificado (facultativo)
Termos ou códigos pré-definidos que representam o conteúdo de um documento.
Exemplo:
Cada elemento deste campo é indexado no todo.
Exemplos de buscas: idoso
idoso/(76)
- 078 - Indivíduo como Tema (facultativo)
Nome da pessoa no caso de biografia.
Exemplo:
O conteúdo deste campo é indexado palavra por palavra e no todo com o prefixo [DES=].
Exemplos de buscas: Osvaldo Cruz
Osvaldo/(78)
DES=Osvaldo Cruz
- 079 - Bibliografia de cursos (facultativo)
Curso(s) para o(s) qual(is) o título seja indicado para compor sua bibliografia. Havendo mais que uma indicação, cada nome do curso deverá ser registrado em uma linha.
Para acessar a base de dados de cursos, clique sobre o ícone apresentado junto ao nome do campo.
Exemplo:
Cada elemento deste campo é indexado palavra por palavra e no todo com o prefixo [CUR=].
Exemplos de buscas: Letras
CUR=Letras
Pedagogia/(79)
- 082 - Outras Localidades (facultativo)
Descritores utilizados para representar conceitos geográficos.
Exemplo:
O conteúdo deste campo é indexado palavra por palavra e no todo com o prefixo [DES=].
Exemplos de buscas: rio amazonas
DES=bacia do rio amazonas
negro/(82)
- 083 - Resumo (facultativo)
Resumo ou dados descritivos do documento ou objeto.
Exemplo:
O conteúdo deste campo é indexado palavra por palavra.
Exemplos de buscas: Viradouro
Mario/(83)
- 084 - Texto HTML (facultativo)
Texto HTML que será interpretado pelo PHL. Este recurso quando utilizado com criatividade pode permitir a inclusão de imagens, sons, videos, tabelas, etc. como parte da citação bibliográfica, interpretando todos os comandos disponíveis na linguagem html.
O PHL oferece um editor para a composição do texto HTML a ser incorporado ao registro bibliográfico.
Exemplo:
O conteúdo deste campo não é indexado.
- 085 - Área Temática (facultativo)
Código da área temática do documento segundo tabela de áreas temáticas do CNPq para fins de emissão de relatórios estatísticos exigidos pelo MEC. O preenchimento deste campo torna-se obrigatório para a geração correta de relatórios estatísticos para o MEC.
O ícone

apresentado junto ao nome do campo abre um formulário que permite buscas na base de dados de áreas temáticas para a seleção precisa do código a ser adotado. Para identificar a área temática, basta efetuar a busca utilizando uma palavra que represente o assunto desejado.
Tabela com as 9 grandes áreas temáticas definidas pelo CNPq:
Exemplo:
O código que identifica a área temática é indexado com o prefixo [ATE=]. Os registros onde a área temática não foi definida são indexados com a chave "A85".
Exemplo de busca: ATE=6
A85
- 086 - Notas de conteúdo (facultativo)
Notas relativas ao conteúdo do documento.
Exemplo:
O conteúdo deste campo é indexado palavra por palavra.
Exemplos de buscas: história da medicina
medicina/(86)
educacao
educação/(86)
- 087 - Descritores de conteúdo (essencial)
Palavras chaves que representam o conteúdo temático do documento.
Este campo de dado dispõe de um subcampo (subcampo "s") que permite vincular um qualificador ao descritor.
Havendo necessidade do registro de mais de um descritor, estes deverão ser registrados um em cada linha da caixa de texto do formulário. O formulário de entrada de dados apresenta um link para a bases de dados de controle de vocabulário.
Exemplo:
Cada elemento do conteúdo deste campo é indexado no todo, palavra por palavra e no todo com o prefixo [DES=].
Exemplos de buscas: Meio ambiente
Meio ambiente/(87)
DES=Meio ambiente
rio
velhas/(87)
Rio das velhas/poluição
- 088 - Descritores Secundários (facultativo)
Descritores secundários para serem utilizados em combinação com os descritores de conteúdo. Os descritores registrados neste campo não aparecerão na referência bibliográfica.
Exemplo:
Cada elemento do conteúdo deste campo é indexado no todo e palavra por palavra.
Exemplos de buscas: dotação orçamentária
orcamentaria/(88)
dotacao/(88)
- 089 - Observações do Bibliotecário (facultativo)
Informações restritas sobre o título catalogado. Estas informações não são apresentadas ao público.
Exemplo:
O conteúdo deste campo é indexado palavra por palavra.
Exemplos de buscas: encontrado/(89)
extraviados/(89)
extraviados
- 090 - Status do registro (obrigatório)
Restrições que impedem que o registro seja acessado pelo usuário durante uma busca no catálogo. O formulário apresenta duas opções "Disponibilizar" (código "b") e "Ocultar" (código "c"). Por padrão, o formulário vem marcado com a opção de "Disponibilizar" (código "b") quando um novo registro é criado, significando que imediatamente após a gravação, o registro ficará disponível para o usuário. Caso o registro tenha alguma restrição, o bibliotecário poderá torná-lo indisponível, selecionando a opção "Ocultar" e será gravado o código "c" como conteúdo do campo.
Exemplo:
O conteúdo deste campo é indexado com o prefixo [STT=].
Exemplo de busca: STT=c
- 091 - Data de processamento (facultativo)
Este campo é preenchido automaticamente pelo PHL com a data da criação do registro no formato AAAAMMDD.
Este campo deverá ser habilitado no formulário somente quando a biblioteca fizer parte da rede Bireme, visto que esta informação já é registrada automaticamente no subcampo (d) do campo #999.
- 092 - Documentalista (facultativo)
Este campo é preenchido automaticamente pelo PHL com o nome do documentalista responsável pela criação do registro.
Este campo deverá ser habilitado no formulário somente quando a biblioteca fizer parte da rede Bireme, visto que esta informação já é registrada automaticamente no subcampo (b) do campo #999.
- 121 - Créditos ou Ementa (nível analítico) (facultativo)
Créditos sobre a produção no caso de partes de documentos de áudio ou vídeo ou ementa do documento no caso de legislação. Havendo mais que um ítem da ementa ou várias notas de créditos, estas deverão ser registradas, uma em cada linha na caixa de texto do formulário.
Exemplo:
O conteúdo deste campo é indexado palavra por palavra.
Exemplos de buscas: Miguel Propschi
Miguel/(121)
- 181 - Subtítulo (essencial)
Subtítulo que acompanha o título do documento registrado no campo (18 - Título). Esta informação será apresentada na referência bibliográfica, separada do título com o sinal ":", portanto, este sinal não deverá ser transcrito como conteúdo do campo.
Exemplo:
O conteúdo deste campo é indexado palavra por palavra.
Exemplos de buscas: um enfoque histórico
enfoque/(181)
- 182 - Subtítulo da Série (essencial)
Subtítulo que acompanha o título do documento registrado no campo (30 - Série Periódica).
Exemplo:
O conteúdo deste campo é indexado palavra por palavra.
Exemplos de buscas: notícias
notícias/(182)
- 999 - Datas de Controle (obrigatório)
Notação composta da data de criação e última modificação do registro e identificação do nome do responsável. A notação de controle é registrada e controlada automaticamente pelo PHL.
^d - Data e horário de criação ou modificação do registro no formato AAAAMMDD;
^b - Identificação do responsável pela criação ou edição do registro.
Subcampo "d" da primeira ocorrência indexado com o prefixo [DTR=] e subcampo "b" da primeira ocorrência indexado com o prefixo [BIB=]. O ano do registro é indexado com o prefixo [ANO=], o mês com o prefixo [MES=] e o dia com o prefixo [DIA=]. A última ocorrência que se refere à dados da modificação é indexada com o prefixo [DTM=].
Exemplo de busca pela data do registro: DTR=20040201
Exemplo de busca pelo bibliotecário responsável: BIB=login
Exemplo de busca pelo ano de criação do registro: ANO=2003
Exemplo de busca pelo mês de criação do registro: MES=02
Exemplo de busca pelo dia de criação do registro: DIA=01
Exemplo de busca pela data de modificação do registro: DTM=20050201