Base de dados utilizada para o cadastro dos usuários da biblioteca. Cada registro desta base de dados irá corresponder ao cadastro de um usuário, contendo informações como nome, número, endereço, perfil de interesse, etc. Somente os usuários cadastrados nesta base de dados é que poderão utilizar dos serviços de empréstimo, SDI e reservas. Os campos de dados disponíveis em cada registro desta base de dados são:
- 701 - Número de Matrícula do Usuário (obrigatório)
Número sequencial correspondente à matricula do usuário. Este número irá identificar o usuário em todas as operações com a biblioteca e deverá corresponder ao código de barras impresso na carteirinha de identificação do usuário. O controle da sequência numérica é feito automaticamente pelo PHL, iniciando a partir do número fornecido como parâmetro do arquivo "phl_usr.ctl".
O arquivo "phl_usr.ctl" que controla esta numeração, é um arquivo texto que pode ser editado com qualquer editor de texto.
Caso a identificação da matrícula do usuário não seja um código numérico, a biblioteca poderá efetuar o controle manual da numeração, substituindo o número sequencial fornecido pelo PHL, por outro código de identificação qualquer.
Exemplo:
O conteúdo deste campo é indexado com o prefixo [USR=].
Exemplo de busca: USR=001234
- 702 - Senha do Usuário (obrigatório)
Senha alfanumérica de até 15 caracteres necessária para o acesso do usuário aos serviços da biblioteca.
Exemplo:
Situação do registro do usuário. Por padrão, durante a criação de um novo registro, o sistema considera-o como ativo. Esta opção permite o bloqueio temporário ou permanente do usuário aos serviços da biblioteca.
(0) Ativo
(1) Suspenso
Exemplo:
O conteúdo deste campo quando for 0 será indexado com o termo [USR=ATIVO], quando for 1 será indexado com o termo [USR=SUSPENSO].
Exemplos de buscas: USR=suspenso
USR=ativo
- 704 - Prazo de Validade (obrigatório)
Prazo de validade da matrícula do usuário transcrita no padrão ISO (AAAAMMDD). O objetivo deste prazo de validade é controlar a atualização dos dados cadastrais do usuário. Após o vencimento deste prazo, o usuário ficará obrigado a se dirigir à biblioteca para atualização de seus dados cadastrais, caso contrário ficará impedido de continuar a utilizando os serviços de reservas, DSI, renovação e empréstimo.
Exemplo:
O conteúdo deste campo é indexado com o prefixo [VAL=].
Exemplo de busca: VAL=20051231
- 705 - Nome completo do Usuário (obrigatório)
Nome completo do usuário, na forma apresentada em seu documento de identidade.
Exemplo:
O conteúdo deste campo é indexado palavra por palavra.
Exemplos de buscas: Mira
Soares/(705)
- 706 - Endereço completo do Usuário (essencial)
Endereço completo do usuário com os devidos complementos (Rua, Av., apto, etc).
Exemplo:
O conteúdo deste campo é indexado palavra por palavra.
Exemplos de buscas: Nabuco
Nabuco/(706)
- 707 - Nome da Cidade (essencial)
Nome da cidade de residência do usuário, correspondente ao endereço registrado no campo 706.
Exemplo:
O conteúdo deste campo é indexado no todo e palavra por palavra.
Exemplos de buscas: Porto Alegre
Porto Alegre/(707)
Porto
Porto/(707)
-
708 - Unidade da Federação, Estado ou Província (essencial)
Sigla da unidade da federação, Estado ou Província correspondente ao endereço registrado no campo 706. O PHL apresenta uma caixa de seleção com as opções definidas no campo #620 da base de dados de configurações da biblioteca.
Exemplo:
O conteúdo deste campo é indexado no todo.
Exemplos de buscas: RS
DF/(708)
- 709 - Código de Endereçamento Postal (essencial)
Código de Endereçamento Postal referente ao endereço do usuário.
Exemplo:
O conteúdo deste campo é indexado no todo.
Exemplos de buscas: 77.413-290
77.413-290/(709)
Número do telefone ou telefones de contato com o usuário. Havendo mais que um número de telefone, estes deverão ser registrados um em cada linha da caixa de texto do formulário.
Exemplo:
O conteúdo deste campo não é indexado.
- 711 - Período de freqüencia do Usuário (facultativo)
Código do período de frequência do usuário na instituição. As opções disponíveis serão aquelas definidas no campo #621 da base de dados de configurações da biblioteca.
Exemplo:
O conteúdo deste campo é indexado com o prefixo [PRI=].
Exemplo de busca: PRI=N
- 712 - Turma (facultativo)
Turma, grau ou série a que pertence o usuário no estabelecimento de ensino.
Exemplo:
O conteúdo deste campo não é indexado.
- 713 - Curso (facultativo)
Nome do curso principal, ao qual o usuário está regularmente matriculado no estabelecimento de ensino.
Os cursos disponíveis serão aqueles definidos pela biblioteca na base de dados de cursos e disciplinas. Esta base de dados é distribuida vazia.
Exemplo:
O conteúdo deste campo é indexado palavra por palavra, no todo e no todo com o prefixo [CUR=].
Exemplos de buscas: CUR=engenharia ambiental
engenharia ambiental
engenharia ambiental/(713)
ambiental
ambiental/(713)
- 714 - Correio eletrônico (e-mail) (essencial)
Transcrição do e-mail ou e-mails do usuário. Havendo mais que um endereço de e-mail, estes deverão ser transcritos um em cada linha da caixa de texto do formulário.
Esta informação é essencial para a rotina de envio automático de e-mails ao usuário quando um documento reservado for devolvido. Neste caso, somente os usuários com e-mail registrado neste campo é que receberão este tipo de informação.
Exemplo:
O conteúdo deste campo não é indexado.
- 715 - Nome do Perfil do Usuário (facultativo)
Nome do perfil do usuário para fins de inscrição no serviço de Disseminação Seletiva da Informação.
Exemplo:
O conteúdo deste campo é indexado palavra por palavra.
Exemplos de buscas: Pedagogia
pedagogia/(715)
- 716 - Expressão de Busca para o Perfil (facultativo)
Transcrição da expressão de busca a ser executada pelo PHL para obter os novos documentos inseridos no acervo da biblioteca pertinentes ao perfil de interesse do usuário.
Esta informação é utilizada na rotina de Disseminação Seletiva da Informação (DSI), permitindo que o usuário mantenha controle periódico de todo material de interesse que chega à biblioteca.
Exemplo:
O conteúdo deste campo não é indexado.
- 717 - Hyperlinks (facultativo)
Indicação de links à textos disponíveis na web que tenha alguma relação com este usuário. A indicação deverá ser feita nos seguintes subcampos:
[^a] Legenda do hyperlink
[^b] URL do hyperlink
Exemplo:
O conteúdo deste campo não é indexado.
- 719 - Foto do Usuário (facultativo)
Endereço do arquivo de imagem correspondente à foto do usuário. A foto do usuário é utilizada para fins de impressão das carteirinhas de indentificação e também serão apresentadas durante uma operação de empréstimo ou devolução. As fotos podem ser digitalizadas em qualquer padrão e transferidas para o servidor.
Exemplo:
O conteúdo deste campo não é indexado.
- 720 - Departamento (facultativo)
Nome do departamento ao qual o usuário esteja vinculado, no caso de funcionário ou professor da instituição ou nome da empresa onde trabalha, no caso de bibliotecas públicas.
Exemplos: Departamento de Fisiologia Animal
Companhia Siderúrgica Nacional
Pestalozzi (setor de vendas)
Exemplo:
O conteúdo deste campo é indexado palavra por palavra.
Exemplos de buscas: fisiologia
pestalozzi/(720)
- 723 - Tipo de Usuário (obrigatório)
Esta informação é utilizada pelo PHL para definição dos prazos e quantidades de documentos permitidos para o empréstimo. Os tipos disponíveis serão aqueles definidos no campo #216 da base de dados de configuração do sistema. O formulário de entrada e edição de dados apresenta uma caixa de seleção contendo os tipos definidos para o sistema.
O PHL já vem configurado com os tipos mais freqüentes utilizados pelas bibliotecas:
- A - Acadêmico/Aluno/Estudante
- P - Professor
- F - Funcionário
- E - Especial
- O - Outros
Exemplo:
O conteúdo deste campo é indexado com o prefixo [COD=].
Exemplo de busca: COD=A
- 725 - Observações Gerais (facultativo)
Observações gerais sobre o usuário ou sua situação com a biblioteca.
Exemplo:
O conteúdo deste campo é indexado palavra por palavra.
Exemplos de buscas: comprovante
comprovante/(725)
- 726 - Data de Nascimento do Usuário (facultativo)
Data de nascimento do usuário. A data deverá ser registrada no padrão ISO (AAAAMMDD).
Exemplo:
O conteúdo deste campo é indexado com o prefixo [DTN=].
Exemplo de busca: DTN=19540823
- 727 - Número do Documento de Identidade (facultativo)
Número do documento de identidade do usuário seguido da informação sobre o órgão expedidor.
Exemplo:
O conteúdo deste campo não é indexado.
- 728 - Número do CPF do Usuário (facultativo)
Número do documento do Cadastro de Pessoas Físicas do usuário.
Exemplo:
O conteúdo deste campo não é indexado.
- 999 - Datas de Controle (obrigatório)
Notação composta da data de criação e última modificação do registro e identificação do nome do responsável. A notação de controle é registrada e controlada automaticamente pelo PHL.
^d - Data e horário de criação ou modificação do registro no formato AAAAMMDD;
^b - Identificação do responsável pela criação ou edição do registro.
Subcampo "d" da primeira ocorrência indexado com o prefixo [DTR=] e subcampo "b" da primeira ocorrência indexado com o prefixo [BIB=]. O ano do registro é indexado com o prefixo [ANO=], o mês com o prefixo [MES=] e o dia com o prefixo [DIA=]. A segunda ocorrência que se refere à dados da modificação do registro não é indexada.
Exemplos de buscas: DTR=20040201
BIB=login
ANO=2003
MES=02
DIA=01