Cada registro desta base de dados irá conter dados de configuração de um relatório específico. O PHL é distribuido com alguns exemplos de configuração de relatórios. Os campos de dados que compõe cada registro desta base de dados são:
Indicação do grupo no menu de opções onde o relatório será exibido ao usuário. Os grupos disponíveis são: Acervo, Circulação, Fornecedores, Sugestões, Usuários e Outros.
Exemplo: Acervo
- 502 - Título do Relatório
Nome que identifique o relatório. O conteúdo deste campo é indexado palavra por palavra.
Exemplo: Inventário
- 504 - Base de Dados de Origem
Selecione a base de dados que fornecerá os dados para a composição do relatório. O formulário de entrada e edição apresentará uma caixa de seleção com os nomes das bases de dados disponíveis.
Expressão de busca para a seleção do conjunto de dados a ser utilizado na geração do relatório. O relatório irá considerar somente os dados obtidos a partir da expressão de busca registrada neste campo.
Para considerar todo o conteúdo da base de dados utilize o sinal [$] na expressão de busca.
Exemplo: $
São 3 os tipos de relatórios personalizados previstos:
- Simples: Apresenta os registros da base de dados selecionada na ordem em que foram inseridos. Para a composição do formato de apresentação de cada registro do relatório, o usuário poderá contar com as seguintes variáveis de controle:
v1001: número de ordem do registro;
v1002: total de registros do conjunto selecionado.
- Ordenado: Apresenta os registros segundo a ordem definida pelo usuário. Para a definição das regras de ordenação siga as orientações apresentadas na descrição do campo #513 - Formato de Ordenação. Para a composição do formato de apresentação de cada registro do relatório, o usuário poderá contar com as seguintes variáveis de controle:
v1: chave descrita do campo #513;
v1001: número de ordem do registro;
v1002: total de registros do conjunto selecionado.
- Freqüência: Apresenta a freqüência do elemento de dado obtido a partir do formato indicado no campo #513. Para a composição do formato de apresentação de cada registro do relatório, o usuário poderá contar com as seguintes variáveis de controle:
v1: chave descrita no campo #513;
v2: freqüência da chave descrita no campo #513;
v100: total de chaves obtidas pelo formato descrito no campo #513;
v1001: número de ordem do registro;
v1002: total de registros do conjunto selecionado
Código HTML que irá corresponder ao cabeçalho do relatório. O Código deverá ser transcrito entre apóstrofe.
Exemplo:
- 511 - Formato do registro
Indicação dos elementos que irão compor cada um dos registros. A indicação deverá ser feita utilizando a
linguagem de formato CISIS.
Exemplo:
No exemplo acima, o conteúdo do campo #018 de cada registro da base de dados selecionada será impresso em negrito, um em cada linha.
Exemplo:
No exemplo acima, o conteúdo do campo #018 de cada registro da base de dados selecionada e o conteúdo do subcampo (a) do campo #003 será impresso em uma tabela de duas colunas.
Indicação dos elementos que irão compor o rodapé do formulário. A indicação deverá ser feita utilizando a
linguagem de formato CISIS.
Exemplo:
- 513 - Formato de ordenação
Indicação da chave de ordenação ou freqüência utilizando a sintaxe da
linguagem de formato CISIS.
Exemplo: Supondo um conjunto de registros cujos campos de dados
tenham o seguinte conteúdo:
v87 = Chile
v87 = Argentina
v87 = Brasil
v87 = Brasil
v87 = Brasil
v87 = Chile
A instrução de formato: (v87/)
Irá produzir uma base de dados virtual com os seguintes registros:
v1 = Argentina
v2 = 1
v100 = 6
v1001 = 1
v1002 = 3
v1 = Brasil
v2 = 3
v100 = 6
v1001 = 2
v1002 = 3
v1 = Chile
v2 = 2
v100 = 6
v1001 = 3
v1002 = 3
Onde: v1 = Chave gerada pela instrução do formato;
v2 = Freqüência da chave no conjunto;
v100 = Total de chaves na lista inicial;
v1001 = Posição da chave na lista;
v1002 = Total de chaves geradas;
Exemplo de um registro de configuração do relatório acima:
#502 = Exemplo de Relatório
#504 = Catálogo
#505 = $
#508 = Frequencia
#511 = v1'-'v2
#512 = 'Total='v100
#513 = (v87/)
Irá produzir:
Exemplo de Relatório
Argentina-1
Brasil-3
Chile-2
Total=6
Nota: Edite a base de dados de Configuração de Relatório e veja exemplos concretos.