Todo o processo de manutenção do PHL é feito através de procedimentos criados com os utilitários
CISIS(c)Bireme distribuídos pela Bireme/OPS/OMS. Estes procedimentos permitem a reorganização das bases de dados; importação e exportação de registros; desbloqueio de bases de dados após queda de energia ou falhas de hardware do servidor.
As cópias de segurança (backups) podem ser feitas copiando todo o conteúdo do diretório "/bases" para outra mídia qualquer (CD, Fita, HD, etc.).
Para identificação dos nomes dos arquivos que compõe cada uma das bases de dados utilizadas pelo PHL consulte a tabela disponível no capítulo
4.03 deste manual.
Os procedimentos mais comuns são:
- Eliminação de caracteres inválidos
Normalmente, durante o processo de entrada ou edição de dados são inseridos acidentalmente alguns caracteres de controle que são invisíveis e que podem acarretar mal funcionamento nas rotinas do sistema, principalmente durante a exibição do resultado de uma busca ou na geração de qualquer saída impressa. Outra inconsistência bastante comum são espaços inseridos indevidamente no início ou final de cada campo de dado. O utilitário que permite a limpeza (dexintoxicação) de uma base de dados CDS/ISIS é o "mxcp".
Sintaxe: mxcp base create=novo_nome clean
- Desbloquear uma base de dados
Sua execução é recomendada após queda de energia ou falhas de hardware do servidor. O utilitário CISIS utilizado para desbloquear uma base de dados é o "retag".
Sintaxe: retag base unlock
IMPORTANTE: Após o desbloqueio de uma base de dados, é obrigatório que os índices de acessos à base de dados sejam gerados novamente.
- Geração de índices de acesso
Sua execução é recomendada após uma atualização do PHL ou após queda de energia ou falhas de hardware do servidor. Pode ser executado também a cada ano para a desfragmentação das bases de dados. O processo de geração de índices é feito com o utilitário "mx".
Sintaxe:
mx base fst=@base.fst uctab=uctab actab=actab fullinv=base -all now
- Transformação de uma base de dados em um arquivo texto
Procedimento indicado para migração de bases de dados CDS/ISIS entre servidores com sistemas operacionais diferentes, por exemplo, do Windows para o Linux. Após a conversão, o arquivo texto produzido por este procedimento deverá ser transferido por FTP (modo ascii). A conversão é feita com o utilitário CISIS "i2id".
Sintaxe: i2id base > base.txt
- Transformação de um arquivo texto gerado pelo I2ID(c)Bireme ou pela opção "CISIS" da rotina de exportação do PHL para uma base de dados CDS/ISIS
Sintaxe: id2i base.txt create=base -all now